segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Fate/Apocrypha #06

Para os fãs que sentiram falta da Saber nos dois últimos episódios, agora foi recheado com ela, e também da outra Saber. Começamos com o flashback da Mordred, desde a sua infância até a sua morte. Achei interessante mostrar, sem esconder o rosto, todos os cavaleiros da Távola Redonda, caras conhecidas como Lancelot e Bedviere foram fáceis de se encontrar, fora esses, eu só consegui descobrir o Merlin e Gawain. Uma outra coisa que achei interessante, foi o fato da Mordred não perceber que também acertou a Arthuria, eles poderiam ter deixado bem sutil isso, mas preferiram ocultar. Ah, uma crítica, já falei em um desses meus posts sobre a série sobre os efeitos sonoros e como eu odiava quando utilizavam sons de outros lugares, pois bem, o episódio começa com aqueles efeitos sonoros utilizados em HL, bem quando eu estava falando bem da série, eles me fazem esse deslize.

Finalmente pudemos ver a Saber em ação ou quase. Primeiro lutando contra a Assassin, ela ficou meio perdida com o nevoeiro e quando conseguiu finalmente se livrar dele e ir para cima dela, Archer atrapalhou tudo, deixando a Saber mais irritada e a Assassin ferida. E aí, tivemos a nossa primeira "batalha oficial" entre magos da guerra: Sisigo e Fiore com um equipamento do Dr. Octopus incrementado com magia. Assim como os servos, parece que existe um certo "código de honra" entre os mestres também, mas mesmo assim, Sisigo é um brutamonte que usa qualquer meio de conseguir atingir seu objetivo, até usar um carro para passar por cima de uma garota, se o mestre está com uma vantagem absurda, não posso dizer o mesmo da Saber que está levando uma surra do Archer que se mostrou habilidoso usando só as mãos para deter ela. 

Eu aposto minha fichas que o combate não vai terminar assim, o mestre da Berserker está por perto e com certeza ela vai entrar no caminho para ajudar a Fiore, mas se isso realmente acontecer, Saber e Sisigo estarão em grandes apuros.

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Fate/Apocrypha #05

Quinto episódio da série e está interessante, novamente dizendo, gosto de como o foco estão nos servos e os princípios que eles seguem. Astolfo e Siegfried deixaram isso bem claro, colocando a vontade de ajudar alguém acima da guerra ou de seus mestres e agora, com a Ruler que desejou realizar o último pedido de Siegfried e proteger o homúnculo de ser capturado pela família. Interessante perceber que ninguém se atreveu a lutar contra ela, como o próprio Archer diz, ela está em um nível diferente dos servos comuns, imagino o quão grande é esse diferença, nem 4 servos atacando juntos seria capaz de deter a Ruler? Espero que possamos ver ela em ação.

E longe da batalha, vimos de novo a Jack. Curioso que quando a história de Apocrypha começou a surgir, Jack foi um dos primeiros servos que teve a história contada, mas por alguma razão, até agora tem sido mantido em segredo, não sei o motivo, mas comparo o que está acontecendo agora com o caso do Caster em Fate/Zero. Ambos tem seus mestres um "não-mago" e estão na mira de ambas facções, só resta saber se a dupla vai ficar pular para o lado de alguém ou vão se tornar uma ameaça grande o bastante para que haja uma trégua momentânea na guerra, difícil, mas não custa sonhar alto. Mas como a Ruler mesma disse, tem algo de errado na guerra, chuto a dizer que o culpado é o Shirou e a sua monopolização dos selos de comando da facção dele. Claro que, para manter o segredo até o último momento, a gente não tem tanto contato com os servos da facção vermelha e isso, não sei se é só comigo, mas nos faz torcer mais para os servos da facção preta por justamente ter mais contato com eles, Sisigo e a Saber não entram nessa conta.

E finalizando, finalmente o nosso protagonista ganhou um pouco mais de atenção. Sieg aprende um pouco de como é viver como um ser humano graças a Ruler, mas parece que ele está mesmo fadado a lutar na guerra, pelo menos é isso o que a visão da Joana D'arc nos mostra. Então, mesmo que seja por pouco tempo, ela quis dar para ele um pouco da vida normal que Siegfried desejou dar para ele. Outra coisa interessante foi a origem da Ruler, ela foi invocada pelo próprio Cálice, mas não tem um corpo espiritual como os outros servos, isso explica o motivo dela viajar de carro, carregar  roupas e ter fome, e também explica as cenas da abertura e encerramento que aparece duas Joanas, só resta saber se a Leticia vai ter alguma participação relevante na história também.

Agora o que vai fazer com que Sieg fique ao lado da Ruler é algo para se pensar, talvez ele deseje salvar os outros homúnculos mesmo ou teria um motivo mais forte? Não se esqueçam que o Cálice precisa de um receptáculo, na história original era o dever dos Einzbern, será que é o Sieg que vai ter essa missão e a Ruler vai ter que protegê-lo até o momento certo?

domingo, 30 de julho de 2017

Notas rápidas #15

Eu não fazia a menor ideia de que ontem começou o segundo Fate/Grand Order Festival e parece que tem vários eventos e bônus acontecendo no aplicativo, como eu não tenho como jogar eu não posso dizer se isso só está acontecendo no Japão ou no aplicativo internacional. Mas não é disso que eu vim falar, mas sim de algumas novidades que eles divulgaram nesse festival.

Vamos começar por Fate/Grand Order VR, anunciado faz um tempo. Finalmente temos uma ideia do que o jogo se trata, pelas imagens, parece que você vai treinar junto com a Mash, mas parece um jogo recheado de fanservice e atividades bobinhas, nada de extraordinário, a graça realmente é usar um óculos de realidade virtual e ver a Mash pertinho de você, se um dia sair para o PC eu comento aqui a experiência.
Já esse outro é mais interessante, foi anunciado em parceria com a Sega, um jogo para Arcade da série. Deu para entender que a mecânica vai ser a mesma do jogo para celular, mas com modelos em 3D, mas mais do que isso o que me intrigou foram as cartas dos servos e por ser um jogo para os fliperamas, posso estar pensando besteira, mas eles podem usar o mesmo esquema de jogo que é usado em Dragon Ball Heroes: você joga com cartas de verdade no fliperama, elas tem uma tecnologia, provavelmente o NFC, que é detectado pela máquina e "transporta" o servo da carta para o jogo.
Por fim, foi anunciado o Tankobon do manga de Fate/Grand Order chamado de Manga de Wakaru que é um manga online, não acompanho esse manga, mas é mais voltado para o lado cômico.

Estava caçando os vídeos para ilustrar e acabei encontrando um sujeito que gravou como era esse evento, ele fez 3 vídeos, quem quiser ver tudo é só entrar no canal dele. Achei engraçado todos esses mascotes da série na versão de Manga de Wakaru andando pelo evento e ao fundo passando um episódio de Fate/stay night UBW com a Last Stardust no fundo. É espantoso a quantidade de pessoas reunidas para um evento de uma ÚNICA franquia, é a prova de que Fate é uma máquina de fazer dinheiro. E também há um outro canal que postou todos os painéis que teve no evento, vou deixar esse específico de Heaven's Feel com os dubladores do Shirou, Kirei, Saber e, claro, da Sakura, mas no mesmo canal da pessoa que fez o upload também tem de todas as outras franquias, infelizmente é todo sem legenda, mas é legal ver essa interação dos dubladores com os fãs. 

E mais tarde eu devo trazer minhas impressões do novo episódio de Apocrypha, aguardem!

domingo, 23 de julho de 2017

Fate/Apocrypha #04

Minhas suspeitas aumentaram com esse episódio, nem os servos da facção vermelha viram os próprios mestres, Shirou está planejando algo e já ganhou o lugar de antagonista da série para mim. É meio impossível não fazer comparações com as outras duas franquias animadas de Fate com Apocrypha, mas estou gostando do rumo que a história está indo, focando mais nos servos do que nos mestres, já começou diferente quando Karna e Siegfried lutaram pela primeira vez, foi mais uma luta entre cavaleiros seguindo um código de honra do que uma luta em uma guerra como é o caso das lutas de Fate/Zero. Mas sejamos honestos, até agora nenhum mestre fora Shirou e Sisigo conseguiu se sobressair, todos eles estão meio apagados diante de tantos servos interessantes que agem seguindo o seu próprio código de honra. 

Prova disso é Astolfo, que prefere seguir o que acredita ser certo em vez de seguir a conduta de servo, o mesmo pode ser dito de Siegfried no final do episódio que finalmente encontra um desejo que quer realizar, mas acho que é isso que fazem eles serem heróis, coisa que passava despercebido, pelo menos para mim, em FZ ou FSN. Talvez porque tivesse outros personagens que roubavam a cena? Em Fate/Zero tínhamos o Kiritsugu que usava qualquer meio para derrotas seus oponentes e não se importava em manchar o orgulho de outros servos, afinal, todos estavam em uma guerra e não lutando uma luta justa com regras. Em Fate/stay night, Shirou era o que se sobressaia por sempre almejar ser um herói, talvez o único que tenha agido como herói em UBW foi o Lancer. Em Apocrypha isso não acontece, pelo menos do lado da facção preta, mas enfim, fica aqui uma reflexão minha.

Outro ponto importante que foi revelado foi a ligação entre o homúnculo e a Ruler, Siegfried se sacrifica dando o seu coração para o homúnculo e pede para Ruler cuidar dele. Agora entendo o motivo do homúnculo se chamar Sieg, deve ser uma homenagem ao herói que salvou a vida dele. Mas ele não morreu, afinal, vimos ele no prólogo lutando contra a Saber vermelha, também acho difícil o mestre dele invocar de novo, uma porque ele praticamente foi traído pelo servo e outra porque o Siegfried já realizou seu desejo e não tem motivos para voltar para guerra. Provavelmente ele está vivo, mas muito fraco para manter o estado físico. Uma outra coisa interessante que percebi quando voltei a ver o prólogo, o monstro que ataca Ruler tem a mesma risada do Berserker que foi capturado, será que ele vai servir de núcleo para o Golem do Caster?

Ah, e não podia deixar de comentar, mas os Archers são arqueiros agora! Finalmente uma guerra que a classe Archer faz mais sentido do que com Gilgamesh ou o Emiya.

segunda-feira, 17 de julho de 2017

Conhecendo os Heróis: Mordred

Antes de mais nada, precisamos esclarecer uma coisa. Quem são os pais de Mordred? Até onde se sabe, na história de Fate, Arthur é uma mulher, mas sempre foi visto como homem, então quem foi o pai/mãe de Mordred? Para esconder a verdadeira identidade da Arthuria, Merlin usou um feitiço nela para se passar como um homem. Durante esse período, Morgana enfeitiça Arthuria, extrai o esperma dela e se engravida, dando a vida à um homúnculo chamado Mordred que na verdade está mais para um clone do que um filho(a).

Mordred era um homúnculo, seu crescimento e expectativa de vida eram mais curtos, por isso cresceu com inveja das outras crianças por não ser "normal", Mordred foi obrigada a sempre usar um capacete para esconder sua identidade. Morgana a criou em segredo e, depois que ela cresceu, conseguiu entrar na Ordem dos Cavaleiros da Távola Redonda com as recomendações de Morgana e com suas habilidades com a espada. Morgana revela a verdade para Mordred, dizendo que ela era filho de Arthuria que não tinha conhecimento sobre ela. Mesmo chocada, Mordred ficou feliz ao saber disso, até o momento, ela via o Rei com orgulho e admiração e, mesmo não sendo humana, ter o mesmo sangue do Rei era algo maravilhoso para ela, mas tudo isso muda quando Arthuria descobre e lhe nega o trono e também não a aceita como filho.

Mordred pensou na única razão pela qual o Rei lhe negaria o trono que era pelo ódio que Arthuria tinha por Morgana, ela também percebeu que, mesmo sendo um cavaleiro habilidoso, o Rei havia lhe dado o título mais fraco dentre os cavaleiros da Távola Redonda, sinal de que, não importasse o quanto Mordred tentasse, jamais chegaria perto de ser um rei. Todo a admiração que Mordred tinha pelo Rei se torna em raiva.
Ela lidera o exército rebelde e acontece a batalha de Batalha de Camlann. Vários cavaleiros morrem, só restando Arthuria e Mordred, no meio da luta Mordred diz que nada disso aconteceria se o Rei tivesse dado o trono para ela, e pergunta se o ódio que sentia por ele era tão grande assim. Arthuria então responde que só havia um único motivo para ela não dar o trono para Mordred, ela ainda não tinha a capacidade de ser um Rei. Com isso dito, Arthuria acerta fatalmente Mordred com a lança Rhongomyniad, o ataque é tão forte que também destrói o capacete que Mordred usava é destruído e assim revelando o rosto de Mordred que era idêntico ao de Arthuria. Mordred morre, mas deixa Arthuria fatalmente ferida e pouco tempo depois também morre, sem antes pedir para Bedivere devolver a espada e volta para a Dama do Lago.

Mordred é retratado de várias formas na história. Uma hora ele é filho, outra ele é sobrinho de Arthur. Talvez a história mais conhecida seja de que Arthur partiu para Roma e deixou Bretanha e Guinevere aos cuidados de Mordred, mas ele assume de vez o reino e Guinevere, forçando Arthur voltar para Bretanha e é onde os dois lutam e morrem.

Se eu bem me lembro, Mordred não era originalmente parte de Fate/Apocrypha, mas quando decidiram voltar com o projeto, Saber Vermelha foi adicionada junto com Caster Preto, substituindo Sakata Kintoki e Benkei. Curiosamente, Mordred era para ser um homem com a mesma aparência da Arthuria, mas preferiram deixar essa ideia de lado porque não queriam ter 2 personagens masculinos com traços femininos (Astolfo). 

domingo, 16 de julho de 2017

Fate/Apocrypha #03

Bom, acho que era meio óbvio que vocês quisessem a volta do Conhecendo os Heróis, então eu vou começar com a Mordred, provavelmente amanhã saia o texto dela, mas vamos falar do episódio dessa semana de Fate/Apocrypha.

Eu estava vendo o cast de Fate/Apocrypha e vi que este homúnculo, que se chama Sieg, estava como protagonista da série, junto com a Ruler (sem contar que eles aparecem juntos na abertura e em imagens promocionais), fico me perguntando quando será o objetivo dele, espero que não seja só um novo receptáculo para o Cálice igual a Illya.

E tivemos a nossa primeira luta oficial entre servos e a tentativa frustrada do mestre do Saber Vermelho de levar a Ruler para o seu lado. A animação ficou muito boa e só o fato deles não utilizarem os efeitos sonoros de Half Life 2 já é um grande ponto positivo, eu não sei se esses efeitos sonoros são livres de direitos autorais, mas é muito chato você ouvir o som e saber que veio de um jogo famoso, para quem não entendeu a minha crítica é que em UBW feito pela ufotable era constante o uso desses efeitos sonoros de metais se batendo, é o mesmo efeito sonoro que fazia quando você usava o Pé-de-Cabra para bater em algum metal. 

Achei interessante reutilizarem o Karna para participar da história, porque ele também aparece em Fate/Extra CCC, agora falando sobre o Siegfried, acho que a história dele é bem conhecida por aqui, digo mais por aqueles que assistiram Cavaleiros do Zodíaco na infância, ele é o herói que matou um dragão e, se banhando com o sangue, fica invencível, mas ele tem um ponto fraco que não foi mostrado, quando ele se banha com o sangue, uma folha pousa no corpo dele, essa parte fica vulnerável, por isso que ele consegue morrer. Falando nisso, também pudemos saber mais sobre o passado de outro servo, a Frankstein que se mostrou ter um lado bem carinhoso, diferente do outro Berserker da outra facção. Também não posso deixar de citar a Saber ficando vermelha quando é chamada de Rei, esse Fate tem bastante personagens interessantes. 

E finalmente deu para entender o motivo do Sisigo não se aliar com o Shirou. Shirou está controlando todos os outros 6 servos da facção vermelha, os outros mestres, aparentemente estão sob controle dele também, isso explica porque nenhum outro mestre da facção vermelha aparece na abertura. Será que o Shirou vai se tornar o grande antagonista da série? A série está cheia de personagens que queremos torcer para cada um se dar bem no final, mas bem conhecendo a série a gente sabe que não vai ser bem assim que as coisas vão acabar.

domingo, 9 de julho de 2017

Terceiro trailer de Fate/kaleid liner Prisma Illya - Sekka no Chikai

Enquanto Fate/Apocrypha está na TV e o filme de Heaven's Feel não chega, podemos ter o gostinho de outra franquia de Fate que está chegando nos cinemas. Hoje saiu o terceiro e provavelmente o último trailer do filme Fate/kaleid liner Prisma Illya - Sekka no Chikai, mostrando mais do que podemos esperar do filme, além da música tema chamada kaleidoscope cantada pela ChouChou que cantou 3 das 4 aberturas do anime da Illya.
Não há milagres, nem esperança.
Os ideais desapareceram na escuridão.
Mas mesmo assim, eu ainda estou aqui!

A história do filme é uma prequel mostrando a origem da Miyu, mas tudo será no ponto de vista do Shirou que, nesse mundo, tem alguma relevância para a história. E assim, vamos encerrando, por enquanto, a história de Prisma Illya que está começando um novo arco agora, gostaria de discutir mais sobre esse arco "flashback", mas se eu tiver que falar mais alguma coisa vou dar spoiler, então prefiro ficar calado até o lançamento em Blu-ray do filme.

Depois da série principal e Zero, eu considero Prisma Illya o melhor spin-off da franquia e estou realmente ansioso por esse filme. Eu acho que foi uma bela jogada da Silver Link fazer um filme do que uma série, porque como já disse em outros posts, esse arco específico não tem nada de Prisma Illya, nem a protagonista da história aparece. Só espero que não corram com a história.

Fate/Apocrypha #02

Bom antes de mais nada vamos com a notícia, foi confirmado que Fate/Apocrypha terá 25 episódios, o que é algo bom já que não vamos ter nada corrido, a outra notícia é que parece que a Netflix tem o direito da série mundialmente, então provavelmente quando ela acabar no Japão poderemos assistir (de novo) a série no Netflix aqui. Resta saber se vai ganhar uma versão dublada ou não, se a dublagem for no nível de One Punch Man, vai ser ótimo e vai dar gosto de assistir de novo, agora se for uma como a Little Witch Academia.... bem, tem a opção em áudio original pelo menos.

Mas vamos comentar sobre o episódio. Vamos começar com Astolfo, uma garotinha super animada que já encantou quem pegou a série desprevenido, isso porque Astolfo é na verdade um homem, mas mais do que isso é a mestre dele, que vai usar o servo para fazer outras coisas além de lutar. Voltando para o cemitério onde está Sisigo e Mordred, pudemos ver que realmente Mordred não se dá bem com o pai, mas tem o mesmo problema de ser tratada como mulher (mas de forma muito mais violenta). Eu gostei dessa Saber, e não paro de imaginar como seria se ela tivesse sido invocada para lutar lado a lado com o Shirou. Falando no Shirou, não posso deixar de citar o Kotomine Shirou. Lembro na época que ele apareceu na LN, todo mundo especulava que ele era o Shirou que a gente conhece, mas criado pelo Kirei, não é bem o caso. Para evitar spoilers para mim e para vocês, já adianto que esse Shirou não tem relação com o Emiya Shirou, é uma outra pessoa e pelo que li por cima tem um papel fundamental na história.

Sobre a história, ainda estamos no prelúdio, nós só conhecemos melhor os personagens já apresentados. Já deu para notar que a Igreja tem outros planos em mente além de ajudar a Associação de Magos, Mordred e Sisigo perceberam isso e preferiram seguir sozinhos, falando neles é interessante a forma que Sisigo luta, lembra vagamente o Kiritsugu, mas em vez de estar sempre fora do combate, Sisigo prefere atacar de frente com tudo e eu ainda continuo achando o design da Mordred muito bom, só acho estranho a roupa dela sem armadura e a roupa dela casual, é o fanservice falando mais alto mesmo. Já do lado da família Yggdmillennia, eu não pude deixar de notar a semelhança da forma como Vlad é tratado, lembra bastante a forma que o Gilgamesh é tratado pelo Kotomine. Outra personagem que me chamou a atenção foi a Berserker, eu só havia visto imagens dela quando o projeto Apocrypha tinha sido revelado e não fui procurar mais a respeito sobre ela, ela tem um design interessante, talvez o doutor Frankstein não estivesse procurando criar um monstro, mas uma esposa talvez? Isso explicaria o vestido de noiva. No final do episódio, Shirou convoca Lancer para acabar com a Ruler, bom se as suspeitas estavam próximas, acho que isso já confirma que Shirou tem algo maior em mente para matar o juiz da guerra.

Também não posso deixar de citar uma coisa que só percebi agora, Siegfried é dublado pelo Suwabe Jun'ichi, o mesmo que dubla o Archer de Fate/stay night. Assim como a Jack é dublada pela Sakura Tange que faz a Nero. 

Uma questão que ficou meio vaga foi a seguinte: 14 servos são invocados para lutar entre duas facções, quando a guerra acabar, o que vai acontecer com os servos restantes da facção? Isso é respondido nesse episódio, os remanescentes vão lutar entre si até que sobreviva apenas um servo. A outra dúvida que resta é: esse Cálice foi roubado na terceira guerra, mas será que ele está corrompido pelo Angra Mainyu? 

Uma outra coisa, o que vocês acham de eu voltar com o "Conhecendo os heróis"? Já que uma nova história começou e eu preciso voltar a escrever mais, seria como matar duas aves com uma pedra.

domingo, 2 de julho de 2017

Fate/Apocrypha #01

A história se passa em um universo paralelo daquele que nós já conhecemos e adoramos tanto. A coisa muda na terceira guerra, o Cálice é roubado e desaparece de Fuyuki, assim os eventos de Fate/Zero não acontecem, o paradeiro do Cálice só é descoberto na mesma época que aconteceria a quinta guerra que o Shirou participaria. Dessa vez são duas facções que estão lutando entre si: a Família Yggdmillennia que participou da terceira guerra e foi a responsável por ter roubado o Cálice de Fuyuki e a Associação de Magos que quer pegar de volta o Cálice. Por isso, o Cálice invoca mais 7 servos nessa guerra e mais um para intermediar a guerra, totalizando 15 servos. 

Vale citar que nem todos os mestres são da Yggdmillennia ou da Associação de Magos, temos, por exemplo, Sisigou que é um Necromancer Freelancer e Shirou que é da Igreja que estão na facção Vermelha da Associação de Magos e Reika, uma prostitua que está na facção Preta dos Yggdmillennia.

O primeiro episódio teve aquele ar da série Fate, bastante diálogo para nos localizar do que está acontecendo, terminando com vários servos sendo invocados, claro, sem antes terminar com a frase icônica "Eu pergunto, você é o meu mestre?", mas de forma mais coloquial possível dita por Mordred. Mesmo não sendo a ufotable, a animação está muito boa, a A-1 Pictures mandou bem no primeiro episódio, eu acho até interessante cada estúdio ficar com o próprio universo de Fate, a ufotable está com a história original (e eu quero muito acreditar que eles vão fazer Hollow Ataraxia no futuro), A-1 Pictures está com Apocrypha, Silver Link tem Prisma Illya e a Shaft com Extra. Menção extra para a Lerche que ficou com Carnival Phantasm e Prototype.

Também, é claro, não posso esquecer que foi bom ver conhecidos como Waver que, infelizmente não conheceu Iskandar, mas sabe dar petelecos na testa igual à ele, Joana D'arc que apareceu nos momentos finais de vida de Caster em Zero agora tem um papel mais importante e, pelo menos para mim, Mordred, filho(a) de Arthuria, Fate que é Fate sempre vai ter uma Saber Clone e dessa vez é Mordred que é responsável por matar a Arthuria, o design dela é um pouco mais original do que a Nero, mas o que mais chamou a atenção é a personalidade dela, mesmo sendo filha da Saber que conhecemos, Mordred segue um estilo totalmente rebelde, sem contar o design da armadura que é muito mais interessante do que a Saber original. Vai ser interessante saber agora o lado da história por parte de Mordred.

Enfim, eu não conheço Apocrypha, mas ele começou com o mesmo clima do bom e velho Fate, se a história manter o mesmo nível, pode ter certeza que coisas boas virão pela frente. Personagens carismáticos é o que não falta, resta saber se eles vão seguir uma história mais light ou cair no lado Urobuchi Gen, independente do lado que cair, como um fã da série, eu vou acompanhar até o final. (Se cair para o lado do Urobuchi, eu vou tentar não me agarrar a nenhum personagem, assim o sofrimento vai ser menor quando ele se for.)

Ah, uma pequena referência que só quem viu Kara no Kyoukai pegou, a marca do cigarro que o Sisigou fuma é a mesma marca que a Aozaki Touko também fuma.

sábado, 1 de julho de 2017

Segundo trailer de Heaven's Feel

Depois de uma grande espera, finalmente foi divulgado o novo trailer de Heaven's Feel. Infelizmente o vídeo no canal oficial foi bloqueado por região, mas felizmente existem reuploads dessas coisas:
Se o que aconteceu há 10 anos foi por causa da guerra pelo Cálice Sagrado, eu lutarei.
Eu lutarei como um Mestre!

Eu senti falta dessa qualidade absurda da ufotable em suas produções. Bate um sentimento de nostalgia vendo ela, a cena da Saber no beco por algum motivo me lembrou mais de Kara no Kyoukai do que de Fate, talvez a fotografia ou o jogo de luzes. Mas o que mais achei interessante foi como o trailer foi construído: basicamente é tudo aquilo que nós já sabemos e estamos cansados de ouvir de Fate, mas entre essas cenas há vários momentos em que uma estática atrapalha o trailer, como se algo estivesse tentando interferir na guerra que todos nós conhecemos. Quando todas as cenas de ação e a frase do Shirou que deixei citado embaixo do vídeo passam, acontece a última estática  e vemos a verdadeira estrela da história: Sakura, que só aparece no final do trailer, ela, que nunca teve importância na história desde Fate/Zero observa distante a cidade de Fuyuki, como se estivesse por fora dos acontecimentos até agora, e do mesmo jeito que a estática estava interferindo no trailer, a trama que ela carrega vai interferir no desenrolar da guerra. 

O hype só aumenta, 14 de outubro estreia o primeiro de 3 filmes de Heaven's Feel. E provavelmente só em 2018 teremos a chance de se deliciar com o filme na versão Bluray.

Hoje também estreia Fate/Apocrypha, esperem um post meu entre hoje e amanhã sobre a série, eu ainda não tive tempo de assistir ela.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

Fate/Extella

O jogo se passa no mesmo universo de Fate/Extra, na verdade o mesmo protagonista é o de Fate/Extella, você controla Hakuno Kishinami (homem ou mulher, você pode escolher, como nos outros jogos), você ganhou a guerra do cálice sagrado e obteve acesso ao computador Moon Cell Automaton e como prova da vitória você e Nero ganharam a Regalia, um anel que só os Reis possuem. Além disso, os servos com quem você lutou em Extra agora estão sob seu comando, Nameless (o Archer que podemos escolher em Fate/Extra), Cu Chulainn (Lancer), Gawain (Saber) e Li Shuwen (Assassin). Basicamente você ganha um reino e precisa expandi-lo, conforme você vai ganhando mais territórios você descobre que não é o único que está fazendo isso, Tamamo-no-Mae aparece e o mestre dela é nada mais nada menos do que você mesmo, aparentemente algo deu errado no momento em que você obteve acesso ao Moon Cell Automaton e você foi dividido em 3 partes, mente, alma e corpo. A sua terceira parte está com um terceiro novo servo da classe Saber chamada Altera. E assim, uma nova guerra está começando.
A história é dividida em 3 arcos, começando pela Nero, Tamamo e por fim Altera. Na história principal você só pode controlar elas, mas há histórias secundárias que você jogar com outros servos. No total, temos 16 servos para jogar, a lista é a seguinte:

Grupo da Nero:
  • Nero Claudius (Saber)
  • Nameless (Archer)
  • Gawain (Saber)
  • Cu Chulainn (Lancer)
  • Li Shuwen (Assassin)
Grupo da Tamamo-no-Mae:
  • Tamamo no Mae (Caster)
  • Karna (Lancer)
  • Elizabeth Bathory (Lancer)
  • Lü Bu Fèngxiān (Berserker)
  • Medusa (Rider)
Grupo da Altera:
  • Altera (Saber)
  • Gilgamesh (Archer)
  • Joana d'Arc (Ruler) 
  • Iskandar (Rider)
Grupo independente:
  • Arthuria (Saber)
  • Archimedes (Caster)
A mecânica do jogo é similar aos outros jogos Musou. Basicamente você precisa evitar que o mapa seja tomado pelas forças inimigas, há diversos objetivos que você precisa cumprir e ao mesmo tempo cuidar do seu território. Cada região do mapa é protegido por soldados mais fortes que só aparecem depois de um certo tempo, derrotando eles você conquista a região em que está, quanto mais objetivos cumprir, maior será a relação dos outros servos com você. Cada servo possui o seu o próprio Noble Phantasm que é bem bonito de se ver em 3D, Servos que possuem a Regalia obtém um novo poder chamado de Form Change, a aparência muda, eles ganham mais força e resistência, é útil quando você está enfrentando um inimigo forte como Berserker, por exemplo. 

Form Change da Tamamo e Nero

Assim que a batalha começa, Hakuno entra dentro da Regalia e ajuda com o suporte para Nero/Tamamo/Altera. Usando os direcionais digitais, você pode dar comandos para elas, podendo inicialmente dar heal ou trocar com outro servo, quando mais você joga, mais opções de customização você vai desbloqueando. Antes da luta, você vai para o quarto com seu servo e lá você pode aumentar a relação com ele, bem parecido com o que temos em Fate/Extra, customizar os seus comandos, status do servo, etc. Também podemos desbloquear pequenas cutscenes aqui, por exemplo, podemos tomar banho com a Nero (nada explícito) ou ser acordado pela Tamamo em cima de nós. Como o jogo se passa depois dos jogos de PSP, nosso relacionamento com a Nero e Tamamo é bem próximo.
Quanto os gráficos, não são nada espetaculares, até pode ser confundidos com gráficos de PS3, dificilmente tem quedas de frame, só quando há muitos inimigos na tela e muitos efeitos especiais acontecendo ao mesmo tempo. O meu maior problema é a câmera, vira e mexe eu mudo o angulo de ataque, mas a câmera não me acompanha, preciso apertar o L1 para ela me acompanhar, isso leva menos de um segundo, mas esse tempo curto ainda assim atrapalha, o modo lock-on só fica disponível quando você enfrenta servos, inimigos mais fortes que você PRECISA MIRAR não é possível travar a câmera neles. O modo história não é tão longo, acho que é possível terminar no mesmo dia se estiver bem disposto, mas é interessante, eu já havia jogado Fate/Extra e escolhi a Nero como servo, quando comecei a jogar Extella foi uma surpresa agradável saber que o jogo se passa depois de Extra e a nossa relação com a Nero é a mesma de Extra, acredito que a mesma coisa aconteça para aqueles que escolheram a Tamamo. O problema, como a maioria dos Musou, é que com o passar do tempo fica repetitivo, os cenários são bem simples e lisos, não há muita variação de inimigos, as músicas não empolgam tanto. O lado bom é que cada servo tem seu próprio gameplay, então vale muito a pena jogar as sidehistories para ver como é servo.

Quem deve jogar? Fãs da série Fate, ainda mais se você já conhece Fate/Extra e CCC já que Extella é uma continuação da história. Como um Musou, esse jogo pode passar meio que despercebido, ainda mais porque há bastante Musou melhores por aí, quem não conhece a franquia vai se perder no meio de tanta informação, mesmo que tenha um glossário no jogo, é muita informação para alguém que não conhece a série digerir.