segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Fate/Extra Last Encore

Bom, eu resolvi esperar lançarem 3 episódios para entender o que estava acontecendo no anime antes de fazer um post sobre ele e evitar falar alguma besteira, e agora posso falar sem sombra de dúvida que esse anime promete bastante! Mas antes de dar minhas opiniões, eu vou traduzir um trecho que o Kinoko Nasu escreveu sobre Last Encore que achei na wikipedia da Type-moon:

"Sobre 'Last Encore', eu tentei fazer algo que fosse diferente mesmo se você soubesse ou não da história. Para as pessoas que que terão a primeira experiência com "Extra" eu quero que esse seja o ponto de partida para elas se interessarem pelo jogo e pelo manga. E para aqueles que conhecem o jogo eu quero que eles digam "O que?!" para as diferenças do anime. Então as pessoas podem se divertir jogando Extra depois de assistir o anime e as pessoas assistir o anime depois de jogar o jogo. Eu espero que possamos fazer algo que divirta os dois lados."

A história compartilha os mesmos eventos do Fate original até na década de 70 onde acontece um acidente que faz toda a mana da Terra sumir, em 2030 toda a mana da Terra acaba. Em 2032, a humanidade descobre uma computador na lua criada por uma civilização desconhecida chamada de Moon Cell que gravou vários acontecimentos na Terra durante anos e anos. Esse computador também cria uma réplica da Guerra pelo Cálice Sagrado usando um sistema chamado de SE.RA.PH., mas reúne 128 participantes dentre humanos (hackers) e NPCs. Dito tudo isso, a história se passa em um colégio chamado Tsukumihara e nosso protagonista acorda nesse universo sem memória de quem ele é e é forçado a entrar nessa guerra com um dos servos você escolhe no começo (Saber, Caster ou Archer)  para conseguir o Cálice Sagrado e descobrir quem ele realmente é.

Essa é a premissa do jogo, no anime a coisa muda, o protagonista é o mesmo do jogo, Hakuno Kishinami que pode ser tanto uma mulher quanto um homem, você escolhe no começo do jogo, mas aparentemente, no anime foi escolhido a versão masculina. Mas ele não participa da Guerra, quando ele consegue o contrato com seu servo, a Saber, as regras da guerra mudam todas porque o sistema SE.RA.PH. é substituído por um novo chamado de Chakravatin que não força mais os mestres se matarem. Mas Hakuno tem um grande desejo de continuar a guerra que ele mesmo não sabe o motivo e, para ajudá-lo, Tohsaka Rin tem o mesmo objetivo e também quer saber o que está acontecendo nos andares de cima do Moon Cell, para isso, eles precisam derrotar os mestres que sobraram nos andares para ativar o elevador que dá acesso aos novos andares até chegar no topo e descobrir o que é o Chakravatin e o que houve com  SE.RA.PH.

E esse é o que parece ser a premissa do anime, provavelmente os mestres e servos que estão nos outros andares são os mesmos do jogo. No primeiro andar, o mestre que Hakuno precisa enfrentar é o Shinji e a Rider, então tudo leva a crer que os próximos serão os personagens já conhecidos do jogo. Eu digo parece porque há uma teoria que muitos fãs estão levantando e a cada episódio que passa parece que é uma teoria bem forte. Em Last Encore, Hakuno está preso em uma espécie de Loop Infinito, isso explica porque no primeiro episódio nós temos o que parece ser a batalha final do anime com a Saber perdendo e a versão feminina do Hakuno morrendo, também explica as diferentes versões que o Hakuno tem da sua morte no começo do anime. E outro detalhe, além da vontade de lutar na Guerra, Hakuno também tem um ódio consumindo ele por dentro, ele não sabe de onde vem esse ódio, mas é algo que vai influenciar bastante o comportamento dele no futuro. 

Mais uma coisa, isso de loop infinitos faz ilusão ao subtítulo do anime "Last Encore", encore seria algo do tipo "bis" que as pessoas gritam quando acontece algum show/concerto para repetirem a música, então, se a teoria dos fãs de loops infinitos estiverem certa, esse é a última chance que o Hakuno tem de ganhar a guerra.

Eu diria que foi bem arriscado a Shaft junto com o Kinoko Nasu criarem esse universo novo de Fate. A maioria das pessoas reclamam que determinada série é ruim porque não seguiu o original ou porque o original é sempre melhor que a adaptação. Eles tinham em mãos uma história interessante de Fate/Extra para adaptarem, mas resolveram criar uma história original usando os conceitos do jogo como base da história. Até agora estou gostando do resultado, é como o texto do Kinoko Nasu no começo do post, Last Encore é para os fãs da série do jogo se surpreenderem com a história já que não é a mesma do jogo e para os novos que não conhecem o jogo se interessarem pelo plot e irem atrás para jogar. Não me surpreenderia se eles resolvessem lançar um remaster do jogo para o PS4 /Vista (quem sabe para o PC também, já que Extella ganhou uma versão) e também não seria surpresa se, o anime for bem recebido pelo público, eles adaptarem com Fate/Extra CCC e Fate/Extella já que uma é continuação da outra.

Com certeza é um anime que vou acompanhar até o final, fãs do Archer e da Caster que me desculpem, mas ninguém ganha da melhor Saber, nem mesmo a original.

2 comentários:

Nameless disse...

Tamamo no mae > saber

Unknown disse...

Sobre a teoria só isso prova que pode ser vedade "Entendi.É VOCÊ"